A gastronomia de Portugal tem um lugar muito importante e o know-how é transmitido de geração em geração. A culinária portuguesa é familiar, saborosa, feita com amor e generosa, MUITO generosa.
Você já deve ter notado, os pratos servidos são muitas vezes porções generosas. Por exemplo, um prato de sardinhas grelhadas para uma pessoa (12 sardinhas)! Quanto mais você for para o norte, mais cheios serão seus pratos.
Além disso, em muitos restaurantes, você tem a opção de pedir uma “dose” ou “meia dose”. Se você estiver sozinho, aconselho você a pedir uma “meia dose”, geralmente é suficiente.
Para ajudar você a entender mais sobre a gastronomia de Portugal, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
7 maravilhas da gastronomia de Portugal
Alheira de Mirandela
Alheira, uma especialidade da cidade de Mirandela, no norte de Portugal, é uma linguiça portuguesa defumada feita de porco, aves (às vezes outras carnes), farinha de rosca, azeite, sal, alho, páprica e salsa. Essas linguiças podem ser assadas como um churrasco, fritas ou cozidas.
A origem dessas linguiças remonta ao final do século XV. Os judeus, presentes na região de Trás-os-Montes, não podiam comer linguiças tradicionais por causa da carne de porco.
Eles, portanto, inventaram essa linguiça defumada para não serem facilmente identificáveis pela inquisição. Então, a receita ficou famosa entre os cristãos que adicionaram carne de porco, daí a existência de carne de porco nas alheiras de hoje.
Queijo Serra da Estrela
O Queijo Serra da Estrela é um produto de origem protegida para queijo português, feito na região da Serra da Estrela.
É um queijo de leite de ovelha macio com casca, mas não é feito com coalho (o ácido gástrico dos cordeiros). Possui formato cilíndrico, com lados levemente curvados, de 1 a 2 kg, 25 cm de diâmetro e 5 a 7 cm de altura. A crosta é amarela.
Caldo Verde
A sopa é parte integrante das refeições portuguesas. É muito comum comê-la no início de uma refeição ou como prato principal no jantar. A sopa mais conhecida em Portugal é caldo verde.
Uma sopa verde, feita de couve, batatas, cebolas e chouriço muito bem cortados. É um prato originário do norte de Portugal, perto do Porto, mas consumido em todo o país.
Esta sopa está presente em todas as festas em Portugal. É comido depois da meia-noite no Réveillon e está muito presente nas festas de São João.
Arroz de marisco
Em outro campo, o dos frutos do mar, convido você a provar o arroz de marisco. Este prato tradicional difundido em Portugal tem origem na “praia da vieira”, na região da Marinha Grande, perto de Leiria (Centro de Portugal). É uma mistura de arroz, camarão, lagostas, mexilhões e muito mais!
Aconselho você a testar este prato na sua região de origem, pois é lá que você sentirá o verdadeiro sabor desse prato.
Sardinha assada
Como o bacalhau, a sardinha é um peixe emblemático de Portugal. Além disso, não é incomum ver muitos presentes de lembrança portugueses serem uma lata de sardinha.
Diz a lenda que a sardinha deve ser degustada em meses sem “r”, então maio, junho, julho e agosto. Portanto, aconselho você a privilegiar esses períodos para comer sardinhas e um dos melhores meses em Portugal para fazê-lo é o de junho durante as festas populares dos santos padroeiros portugueses.
De fato, em São João, no Porto, e Santo Antônio, em Lisboa, você encontrará churrasqueiras instaladas em todos os lugares das ruas e muitas sardinhas grelhando por lá.
Leitão de Bairrada
Os leitões são muito populares entre os portugueses, você pode encontrá-los em todos os lugares em Portugal, mas a cidade emblemática se quiser provar este prato é a da Mealhada a 20 km de Coimbra (anexada à área da Bairrada, daí o nome “Leitão de Bairrada”).
O leitão de Bairrada é um prato muito popular e é frequentemente encontrado nas mesas de festas e ocasiões especiais.
Pastel de Belém
O pastel de Belém é a sobremesa mais conhecida de Portugal, aquela que você certamente trará de volta para seus entes queridos quando voltar de uma estadia em Portugal.
O segredo desta receita é mantido pelos mestres confeiteiros que até fazem um juramento de silêncio para proteger esta famosa receita.
A história conta que o pastel de Belém foi criado no século XIX pelas freiras do Mosteiro dos Jerônimos em Belém.
Conclusão
A gastronomia de Portugal, portanto, oferece uma ampla gama de sabores diversos e variados que encantam o paladar de todos. Convido você a ser curioso e a descobrir as riquezas culinárias de Portugal ao longo das suas viagens neste belo país.
Além disso, entender a cultura de um país através da gastronomia é, na minha opinião, um ângulo interessante, especialmente porque a culinária portuguesa está imbuída da história do país.
Gostou de saber mais sobre a gastronomia de Portugal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!