Os Açores formam um grupo de 9 ilhas localizadas a 1450 km da costa de Portugal e são uma região autônoma. Essas terras vulcânicas que permaneceram selvagens porque são preservadas do turismo de massa oferecem muitas atividades para aqueles que amam o ar livre.
Ou seja, visitar os Açores significa maravilhar-se com a força da natureza e a serenidade que reina neste pequeno pedaço da Europa.
Para ajudar você a entender mais sobre os Açores, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que fazer nos Açores?
1. Descubra a Lagoa do Fogo
O Lago Fogo, localizado na Ribeira Grande, é o mais alto da ilha de São Miguel, o maior do arquipélago. É a cratera de um vulcão, cheio de chuva ao longo dos séculos.
Em suas alturas, há o panorama mais bonito da ilha de São Miguel, mas tenha cuidado, apesar de ser uma das escapadas mais bonitas para fazer nos Açores, o vulcão ainda está ativo e jatos de fumarolas podem queimar os visitantes mais imprudentes.
Para um momento de relaxamento, vá para a Caldeira Velha. Um verdadeiro cenário verde no qual uma cachoeira faz uma piscina natural – é uma verdadeira joia da natureza! Você vai gostar de relaxar em suas águas mornas enquanto aprecia a paisagem.
2. Escalando o Pico, a montanha mais alta de Portugal
Inúmeras trilhas para caminhadas permitem que você suba a Ponta do Pico, a uma altitude de 2.351 metros. Este vulcão, cuja última erupção remonta a 1720, agora está suficientemente acalmado para permitir que você admire as ilhas do Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa.
O clima às vezes caprichoso (muita chuva) pode ser um freio para aventureiros iniciantes, mas a caminhada realmente vale o desvio se você tiver boas condições físicas.
3. Um passeio de barco
Visitar o arquipélago dos Açores sem tirar um tempo para fazer um passeio de barco seria um verdadeiro erro… Na verdade, alugar um barco nos Açores para desfrutar da sublime costa portuguesa por um dia é uma bênção!
Sozinho ou acompanhado, não hesite mais e tire uma tarde para descobrir as costas portuguesas.
4. Indo encontrar as baleias
O arquipélago é o maior santuário de baleias do mundo! Muitas agências se oferecem para levá-lo à sua reunião: visitar os Açores significa dar a si mesmo a chance de ver mais de 25 espécies diferentes.
O melhor período é de março a maio, especialmente para esperar conhecer baleias azuis: elas podem chegar a 30 metros e este show proporciona emoções marcantes!
5. Caminhando pelos becos de Ponta Delgada
Seria uma pena visitar os Açores sem ir ao maior município do arquipélago: esta cidade histórica, testemunha do patrimônio dos colonos portugueses, oferece um belo passeio cheio de descobertas com seus muitos lugares turísticos populares, como igrejas típicas e monumentos barrocos.
6. Descubra o “Ponto de Vista do Rei”
Em torno de Ponta Delgada, os entusiastas de caminhadas gostam de caminhar pelas estradas que fazem fronteira com os lagos naturais da ilha.
Se você optar por uma caminhada durante a sua estadia, os pontos de vista da ilha a tornarão inesquecível! Por exemplo, a “Miradouro Vista Do Rei” que por si só oferece um espetáculo de tirar o fôlego.
Entre os mais bonitos dos Açores, o mirante revela uma vista panorâmica de tirar o fôlego da Caldeira das Sete Cidades: um cartão postal ilustrado com lagos naturais, incluindo a famosa Lagoa das Sete Cidades, que se beneficia de visitas guiadas.
7. Navegue pelo Parque Terra Nostra
Para quem ainda se pergunta o que fazer nos Açores: o Parque Terra Nostra é um jardim botânico de 12 hectares, oferecendo ao visitante a oportunidade de descobrir, sozinho ou com sua família, várias variedades de hortênsias e muitas espécies de plantas endêmicas.
É até possível relaxar em uma piscina de água termal a 37°C.
Como chegar aos Açores?
Se você optar por voar, esteja ciente de que os Açores não se beneficiam de um voo direto de muitos locais. Portanto, sua viagem será pontuada por uma escala em Lisboa ou Porto antes de pegar outro voo para o arquipélago.
Entre os vários aeroportos disponíveis para as 9 ilhas dos Açores, o de João Paulo II (localizado na ilha de São Miguel, perto da cidade de Ponta Delgada) continua sendo o principal e, portanto, uma das primeiras opções de visitantes.
Balsas também fornecem conexão marítima entre as diferentes ilhas. Usar este meio de transporte é ideal para aqueles que procuram visitar os Açores enquanto desfrutam de um bom passeio de barco.
Gostou de saber mais sobre os encantos dos Açores? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!