A Ponte Arouca 516 é a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, localizada no município de Arouca, distrito de Aveiro, Portugal.
Em 2016, a Câmara Municipal de Arouca teve a visão de ligar as duas margens do Rio Paiva na região de Alvarenga para completar a rede de passarelas integradas, facilitando assim seu acesso a partir de Alvarenga e permitindo a vista elevada da cachoeira Aguieira próxima.
Uma vez definido o local, a forma da ponte foi idealizada. Em termos de perfil longitudinal, o projeto técnico forma uma linha côncava inspirada no conceito arquétipo de pontes suspensas popularizado por civilizações antigas, como os incas da América do Sul.
Considerado um feito da engenharia moderna, a nova travessia do rio Paiva supera o antigo detentor do título, a Ponte Charles Kuonen, na Suíça, por 20 metros. A ponte foi aberta pela primeira vez em 29 de abril de 2021 para os habitantes do município.
A inauguração ocorreu no domingo, 2 de maio, feriado de Arouca, na presença da Ministra da Coesão Territorial Portuguesa, Ana Abrunhosa.
Para ajudar você a entender mais sobre a ponte Arouca 516, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Informações importantes sobre a Arouca 516
Com 516 metros de comprimento e uma altitude de 175 metros, a Arouca 516 faz a ligação entre as margens do rio Paiva.
A página oficial explica como os visitantes desfrutam de vistas deslumbrantes do Desfiladeiro do Paiva e da cachoeira de Aguieira enquanto atravessam a ponte. As paisagens naturais mencionadas são geossítios do território do Geoparque de Arouca da UNESCO.
A ponte consiste em uma grade de metal. Este tipo de ponte também tem a grande vantagem de não oferecer grande resistência ao vento, o que torna a estrutura mais estável em condições de vento forte.
Características da ponte:
- Comprimento: 516 metros (1693 pés)
- Altura acima do rio Paiva: 175 metros (574,1 pés)
- Comprimento da balaustrada: 4 metros (13,12 pés)
- Piso: tipo de grade metálica
- Largura: 1,20 metros (3.937 pés)
- Altura da torre: 35,5 metros (116.5 pés)
- Largura da torre: 32 metros (105.0 pés)
- Material: cabos de aço
- Comprimento total dos cabos principais: 1300 m (4265 pés)
- Estruturas de concreto armado: 1060 m3
- Estrutura metálica da ponte: 70 toneladas
- Número máximo de pessoas simultâneas: 1825
Como mencionado, a Ponte Arouca 516 está localizada em Arouca, distrito de Aveiro. Você pode começar a visita na Arouca 516 por Canelas ou pelo lado oposto, em Alvarenga.
Começando a visita a Canelas, você deve deixar seu carro perto da praia fluvial do Areinho, a 1200 metros da ponte, e seguir para Arouca 516.
Se optar por sair de Alvarenga, deve estacionar o carro em Albisqueiros, a 1000 metros da ponte, e seguir para a Arouca 516 pela rota marcada para esse fim.
Você está saindo do exterior? Reserve seu voo para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto, Portugal. A partir daqui você pode alugar um carro e ir para Arouca, no distrito de Aveiro.
Preços para visitar a ponte Arouca 516
Bilhetes individuais:
- Adulto (18 a 65 anos) – 12 Euros
- Jovem ou estudante (10 a 17 anos) – 10 Euros
- Criança (6 a 9 anos) – 10 Euros
- Sênior (+65 anos) – 10 Euros
- 2 Adultos + 1 Criança – 30 Euros
- 2 Adultos + 2 Crianças – 40 Euros
- 2 adultos + 3 ou mais crianças / jovens – 45 Euros (+5 Euros para cada criança / jovem adicional)
Não se esqueça de reservar com antecedência, pois o acesso à ponte é limitado a visitantes com ingressos. A visita ao Arouca 516 é sempre acompanhada por um intérprete / guia.
Crianças menores de 6 anos de idade não são permitidas. Visitantes de 6 a 17 anos (inclusive) devem estar acompanhados por adultos por razões de segurança.
Os bilhetes para a Ponte Arouca 516 permitem que você percorra os oito quilômetros dos passadiços de Paiva que falarei logo em seguida.
O local está aberto em diferentes horários ao longo do ano:
- Abril e outubro: 09:00-19:00
- Maio a setembro: 08:00-20:00
- Novembro a março: 09:00-17:00
Aproveite os passadiços de Paiva
A apenas uma hora de carro do Porto, passadiços de Paiva é um lugar que oferece a fuga perfeita da movimentada vida noturna da cidade, de todas as maravilhosas catedrais e pontos turísticos históricos.
Prepare-se para uma caminhada moderada na margem esquerda do rio Paiva, rica em pontos interessantes em biologia, geologia e arqueologia.
Semelhante aos Passadiços de Aveiro, mas ao mesmo tempo completamente diferente, este píer de tirar o fôlego é uma obrigação para todos os amantes da natureza.
O caminho linear conecta duas aldeias – Areinho e Espiunca – e tem 8,7 km de comprimento, o que geralmente leva 2h30min. Você pode começar em qualquer uma das duas aldeias, mas eu aconselho você a fazer isso do Areinho.
Embora os primeiros 400 metros sejam muito exigentes, o resto é descida por todo o caminho, o que permite que você aproveite melhor a paisagem, os sons e a atmosfera pacífica.
Na maioria das vezes você caminha no caminho pavimentado, apenas ocasionalmente a orla é substituída por um caminho rochoso.
Existem algumas pequenas praias fluviais – lugares perfeitos para um piquenique, ler um livro ou uma meditação. Recomendo que você pare perto da praia de Vau depois de passar pela ponte, um lugar bonito onde você pode obter um pouco de sombra e também nadar.
Se você sentir fome após a caminhada, parece que há uma especialidade regional para os amantes de carne que você pode saborear na área. Há quem diga que é “a melhor carne de Portugal” – a famosa “Posta Arouquesa”, um pedaço de carne grelhada.
Informações importantes
Os Passadiços do Paiva foram construídos em 2015 e parcialmente queimados no mesmo ano em um incêndio florestal. Felizmente, foi rapidamente reconstruído e reaberto em fevereiro de 2016.
Desde então, a admissão é limitada a 3500 visitantes diariamente, e há uma taxa simbólica de um euro que pode ser paga on-line. Os Passadiços podem ser visitados das 7:30 às 20:00, de abril a outubro e das 9:00 às 17:00, de novembro a março.
Um ponto interessante é que os Passadiços do Paiva foram nomeados para o European World Travel Awards pela quarta vez consecutiva.
Conclusão
Os passadiços do Paiva e a Arouca 516 estão localizadas em uma das áreas de maior interesse natural em Portugal: o Geoparque Arouca. Com uma área de 328 km2, o Geoparque é um museu geológico ao ar livre, com 41 geossítios registrados.
Mas o Geoparque não é apenas história e arqueologia, é também aventura e caminhadas. E é aqui que se destaca o cânion do rio Paiva.
As águas do Paiva não são para iniciantes: é isso que muitos daqueles que vêm praticar rafting em suas inúmeras corredeiras veem todos os anos, especialmente o ponto chamado Gola do salto, o mais acentuado em todo o Paiva, com uma diferença de nível de quatro metros
Gostou de saber mais sobre a ponte Arouca 516? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!