Aveiro é uma cidade colorida e pitoresca, localizada a cerca de 45 minutos a sul do Porto. A cidade está localizada à beira-mar e possui uma baía em forma de lagoa. A água salgada do mar mistura-se aqui com a Ria de Aveiro, um rio de água salgada.
Assim sendo, o centro de Aveiro é atravessado por canais por onde navegam os famosos barcos Moliceiro. Aveiro não é, portanto, chamada de Veneza de Portugal à toa.
Não deixe de percorrer os canais, explore o mercado de peixes e visite o museu municipal. Neste sentido, em nosso artigo de hoje, preparamos algumas dicas e curiosidades sobre Aveiro para você. Confira a seguir!
Aveiro: 5 Dicas e curiosidades!
1. A Veneza de Portugal
Os moliceiros estão para Aveirocomo as gôndolas estão para Veneza. Os barcos de cores vivas são verdadeiros navios de trabalho, usados para remover algas marinhas, o chamado “molico”, do mar para processamento em fertilizantes.
Além disso, eles também cuidam do transporte de barris de vinho e produtos agrícolas, entre outras coisas.Eles navegam principalmente no Tejo e no Douro, mas também em vários outros canais e rios portugueses.
Os barcos não têm quilha, mas sim uma proa alta em forma de pescoço de ganso. A proa é tradicionalmente pintada com cores brilhantes. A maioria dos moliceiros tem cerca de 7 metros de comprimento e 2 metros de largura.
2. Praia da Barra e Costa Nova
Uma das principais praias de Aveiroé a praia da Barra, que se situa junto ao pontão, que fornece uma estrada de acesso da cidade ao porto da cidade e onde a Ria de Aveiro desagua no mar. A praia é muito extensa. Nela você pode surfar, praticar kitesurf, vela e pesca esportiva.
Durante os meses de verão, é um lugar movimentado. Como também há muitos bares e diversos eventos acontecem, é o local ideal para umas férias relaxantes. Perto da praia avista-se o imponente Farol de Aveiro, que é o farol mais alto de Portugal com 62 metros.
Para quem gosta de um pouco mais de descontração, também pode viajar para a Praia da Costa Nova. Esta praia fica um pouco mais longe que a Praia da Barra.
Você vai encontrar casas típicas de charme, com listras coloridas. Um pouco mais longe está Ílhavo, uma antiga vila piscatória. Neste local, você encontrará depoimentos sobre o rico passado pesqueiro da cidade no Museu Marítimo.
3. O Museu de Aveiro
Outra atração interessante é o Museu de Aveiro, que exibe principalmente esculturas, móveis e talheres. O museu está instalado no Convento de Jesus, um assentamento da ordem feminina dominicana.
O edifício foi concluído em 1458. Visite o mosteiro e capelas, refeitório, casa capitular e a igreja de Jesus. Esta última, a Igreja de Jesus, é decorada com talha dourada detalhada, com os típicos azulejos portugueses.
4. Prove os Ovos Moles
Os ovos moles, são uma iguaria absoluta da região. O produto regional foi desenvolvido por uma freira há 500 anos. Naquela época, era costume dar galinhas aos mosteiros como oferta.
As freiras usavam os ovos e separavam as claras das gemas. A clara de ovo era usada para passar roupas difíceis e tornar o tecido mais flexível.
A gema permaneceu e basicamente tinha pouca função, até que uma das freiras do Convento de Jesus descobriu que o açúcar poderia estender sua vida útil. Assim nasceu a receita dos ovos moles, doce originalmente utilizado para ajudar a curar mais rapidamente os doentes.
5. Ria de Aveiro
Após uma tempestade em 1575, Aveiro foi repentinamente desligada do mar, causando o declínio da cidade. A água estagnada também causou todo tipo de doenças na população.
Só em 1878 é que a ligação com o mar foi restabelecida graças à lagoa da Barra Nova e à Ria de Aveiro, uma lagoa interior ao longo da cidade com até 50 km de extensão.
Embora a cidade não sirva mais como porto por muito tempo, os canais originais ainda existem. Estas, juntamente com as muitas belas pontes, são agora as principais atrações de Aveiro.
Por fim, e se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre Aveiro, então, continue em nosso site e confira muito mais!