A cidade de Braga foi eleita melhor destino europeu para visitar em 2021, obtendo 109.902 votos de internautas, sendo que 72% se referiram a participantes fora do território nacional.
Esta é uma iniciativa da “European Best Destinations”, uma organização com sede em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa e desde 2010 distingue as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia.
Mas o que há para fazer em Braga?
Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Braga, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que fazer em Braga?
Santuário do Bom Jesus do Monte
Este é um dos principais interesses de Braga. O santuário, localizado no topo de sua colina, foi construído no lugar de várias pequenas capelas construídas pelos fiéis ao longo dos anos.
Em 1722, o Arcebispo de Braga lançou o projeto do santuário atual. No entanto, o trabalho não começou até 1784 e foi concluído apenas em 1811.
A particularidade do santuário são seus cerca de 600 degraus divididos em 3 partes. De fato, sua escadaria na verdade tem 3 escadas em 1: a parte barroca, a dos “cinco sentidos” e a das “três virtudes”.
Para subir, felizmente, você também pode pegar o funicular ou dar a volta de carro. Se você estiver de transporte público, do centro da cidade, pegue o ônibus 2, que passa aproximadamente a cada 30 minutos, e o deixará na parte inferior do santuário.
Rodeado por uma grande propriedade, é possível caminhar, admirar jardins, fontes e outras cavernas! É simplesmente lindo!
Mas, como chegar lá?
- Endereço: Estrada do Bom Jesus, Braga
- Horário: Santuário 08:00-19:00 (verão) 18:00 (inverno) / Funicular 09:00-20:00 (verão) 19:00 (inverno)
- Preço do funicular: em torno de 2 euros (ida e volta)
Santuário de Sameiro
A menos de 3 km do Santuário do Bom Jesus do Monte, você encontrará outro santuário, o de Nossa Senhora do Sameiro. Muitas vezes abandonado em favor do seu vizinho, é um dos maiores locais de culto dedicados à Virgem Maria em Portugal.
O centro medieval
Da praça central você pode admirar a Igreja da Lapa, mas especialmente o Castelo de Braga, que infelizmente foi destruído no início do século XX, mas do qual ainda há uma torre permanente.
À esquerda da praça, você encontrará a Avenida da Liberdade, a principal avenida de Braga. Siga pela Rua do Souto, rua pedestre e comercial até o famoso jardim de Santa Barbara, um belo jardim medieval cercado por um edifício ainda de pé do século XIV.
Do outro lado da Rua de Souto, você pode admirar a Fonte do Castelo, uma pequena fonte que data 1723 e realmente tem a forma de um castelo!
A arcada da lapa
Datado de 1715, já abrigou vendedores ambulantes. Hoje cerca uma das praças centrais da cidade, a praça da república, seus cafés e seus terraços.
Masmorra do Castelo de Braga
No início do século XIII, começaram os trabalhos em torno da Catedral de Braga: muralhas, várias torres… Há pouca informação sobre esse período e esses edifícios, o que é certo é que eles foram construídos para fins defensivos.
A partir do século XVI, essa função defensiva desapareceu, a julgar pelo número de edifícios erguidos fora das muralhas. Em 1906, o “castelo” foi destruído. O calabouço é a única parte que permaneceu quase intacta. Também hospeda exposições temporárias com bastante regularidade.
Paço Arquiepiscopal Bracarense
No início, havia apenas o Palácio dos Arcebispos de Braga e, ao longo dos anos, outros edifícios foram adicionados, criando hoje um complexo multiarquitetônico. Consiste, entre outros, no jardim de Santa Bárbara e no “largo do paço”.
O jardim de Santa Bárbara
Este lugar é tão legal! No centro histórico, o jardim de Santa Barbara permite uma mini pausa de contemplação no meio dessas pedras antigas mergulhadas em história.
Sé de Braga
A próxima parada em sua visita é a Sé de Braga, a igreja mais antiga de Portugal. A igreja, também conhecida como Santa Maria de Braga, foi construída no local de um antigo templo romano. Além disso, uma inscrição para a deusa Ísis é observada na entrada.
A igreja foi convertida em um templo cristão no século IV, mas o edifício que pode ser visitado hoje é em estilo barroco. Foi renovado no século XVII, embora mantenha sua arquitetura românica original.
O museu e o palácio de Biscainhos
Este palácio aristocrático foi construído no século XVII e agora está dividido em duas partes. Um pertence à prefeitura de Braga, o outro abriga o museu de mesmo nome, onde podemos aprender mais sobre a vida naquela época (móveis, pratos, instrumentos musicais…). Você também pode caminhar nos jardins do palácio.
Gostou de saber mais sobre o que fazer em Braga? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!