Um Cruzeiro pelo Douro é a garantia de um cruzeiro original, gastronômico e cultural entre Espanha e Portugal. O rio mais conhecido de Portugal serve a parte noroeste da Península Ibérica e serpenteia a fronteira entre os dois países antes de desaguar no Oceano Atlântico, não muito longe da sublime e animada cidade do Porto.
O Vale do Douro está cheio de muitos vinhedos, incluindo o Vale do Alto Douro, que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001.
Deixe-se embalar ao longo do Douro para um excepcional cruzeiro fluvial: Entre montanhas e vinhedos, os passageiros sortudos de um Cruzeiro pelo Douro terão a oportunidade de admirar muitos animais selvagens que se misturam perfeitamente com as grandes colinas, onde as vinhas são plantadas no terraço.
Para contemplar, um copo do famoso vinho local: Vinho do Porto.
Para ajudar você a entender mais sobre o Cruzeiro pelo Douro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Cruzeiro pelo Douro: 2 tipos de cruzeiros
Existem 2 tipos de Cruzeiro pelo Douro:
- Um cruzeiro de 1 dia
- Um mini cruzeiro de menos de 1 hora
Se você tem tempo e orçamento, aconselho você a fazer um cruzeiro de barco de pelo menos um dia. Esta é para mim a melhor atividade a fazer no Porto. Uma experiência mágica, bonita e inesquecível!
Um cruzeiro de um dia ao longo do Vale do Douro
Se você optar por um cruzeiro de um dia, ele o levará ao espetacular vale do rio Douro.
Aconselho você a fazer a excursão de dia inteiro (a montante), que tem um ótimo custo-benefício. Algumas agências oferecem a excursão de meio dia, mas não leva você longe o suficiente para ver a parte mais deslumbrante do cruzeiro.
Qual é o programa de um cruzeiro de um dia ao longo do Vale do Douro?
A bordo do barco (embarque nas docas de Vila Nova de Gaia), você começa o cruzeiro com uma vista magnífica do distrito da Ribeira.
Você toma café da manhã a bordo, o que é um prazer! Em seguida, o barco passa por 2 represas (a 2a é muito impressionante!), antes de oferecer uma vista esplêndida dos vinhedos do vinho do Porto!
Você também almoçará a bordo do barco. É um almoço de ótima qualidade, com 2 taças de vinho (uma de tinto e outra de branco) para acompanhar sua refeição! Uma refeição do rei!
O barco continua ao longo do Douro, sempre bonito, até chegar à cidade da Régua (o terminal).
Em seguida, você desce do barco e tem algum tempo livre na Régua. O retorno ao Porto é de trem, da cidade da Régua (o que não é ruim, o trem é rápido e confortável, e já passamos muitas horas a bordo do barco!).
Os barcos são excelentes, a equipe muito agradável e sempre ao seu serviço, e a comida de muito boa qualidade. Uma das melhores coisas para fazer no Porto!
Para um dia, os preços variam entre 65 e 98 euros, dependendo dos dias da semana e do período. Como é de se esperar, os ingressos mais baratos são os da semana.
Minicruzeiros de 50 minutos no Douro no Porto
Em relação aos cruzeiros mais rápidos, você tem passeios de barco de 50 minutos onde fica na cidade do Porto (tarifa: €15/pessoa, grátis para – crianças de 12 anos).
Você passa sob as várias pontes da cidade do Porto, incluindo a ponte Dom Luís.
Pequena apresentação do Rio Douro
O rio Douro tem quase 900 km de comprimento e atravessa a parte norte de Portugal e uma boa parte da Espanha. É particularmente conhecido por seguir as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
No Porto, os dois cais que separam o rio Douro são
- O Cais da Ribeira (do lado do Porto)
- O Cais de Gaia (do lado de Vila Nova de Gaia).
A região vinícola do Alto Douro foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001 na categoria Paisagem Cultural. Abrange 250.000 hectares, incluindo 42.000 vinhedos.
É uma das regiões mais bonitas de Portugal, se não a mais bonita!
As pequenas cidades conhecidas no Vale do Douro são as seguintes:
- Régua
- Amaranto
- Lamego
Ande pelo Douro de carro
Pegar o carro vai dar a você mais liberdade do que o barco ou trem, mas você perderá algumas paisagens. As estradas nem sempre correm ao longo do rio, o que dificulta o acesso às melhores vistas.
Você também deve saber que o motorista percebe muito pouco das paisagens, estando focado na estrada normalmente!
Por outro lado, uma vantagem do carro é que você pode visitar algumas pequenas cidades da região do Douro e visitar as adegas que deseja.
Gostou de saber mais sobre o Cruzeiro pelo Douro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!