A Estrada Nacional 2 (N2) é conhecida como Rota 66 de Portugal, e atravessa o país de norte a sul por pouco mais de 739 quilômetros de Chaves a Faro.
Para ajudar você a entender mais sobre a Estrada Nacional 2, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Um pouco de história sobre a Estrada Nacional 2
Talvez a Estrada Nacional 2 pareça um pouco chinesa para você se você ainda não ouviu falar sobre isso antes, então vou colocá-lo um pouco em contexto para que você saiba do que estou falando quando me refiro à N2 como Rota 66 de Portugal.
Esta bela estrada que atravessa Portugal de norte a sul é uma estrada nacional desde 1945 e, com uma extensão oficial de 739.260 quilômetros, é a estrada mais longa do país.
Quando foi oficialmente nomeada estrada nacional, a N2 era composta principalmente por trechos de outras estradas anteriores, mas com o tempo tornou-se a espinha dorsal das comunicações terrestres no interior do país.
A Estrada N2 atravessa 11 distritos, 35 conselhos, 11 cidades, vários rios (incluindo os dois mais importantes do país: o Douro e o Tejo) e algumas das mais importantes montanhas portuguesas, como Montemuro ou Lousa.
A rota na N2 é especial porque é uma viagem perfeita para descobrir o Portugal menos conhecido, que não aparece nos guias turísticos que se concentram apenas em Lisboa ou Porto. Aquele Portugal rural cheio de charme, belas aldeias, pessoas amigáveis e culinária espetacular.
Viajar pela Estrada Nacional 2
Coisas que você precisa levar em conta antes de viajar pela Estrada Nacional 2:
- O percurso na N2 é uma viagem super típica para os portugueses, especialmente para aqueles que são amantes de motocicletas. Tanto que em Chaves, onde começa, você deve coletar seu passaporte no qual pode afixar os carimbos de todas as cidades pelas quais passa. É uma linda memória!
- O percurso na N2 é linear, ou seja, começa em Chaves, no norte do país, e termina em Faro, no sul. Isso é importante, especialmente se você pretende fazê-lo com um carro alugado.
- Ao planejar, tenha em mente que no norte da rota há muito mais para ver do que no sul.
Roteiro para viajar pela Estrada Nacional 2
Chaves – Peso da Régua (90 kms)
Durante esta primeira etapa, você ficará alucinado com tudo o que esta estrada tem a oferecer: belas aldeias de pedra, estações abandonadas com um charme especial, moradias termais, estradas de montanha com vistas brutais …
E tudo isso nos primeiros 90 quilômetros!
Aqui estão alguns dos locais que você pode conhecer durante esse primeiro trajeto:
- Vilarinho das Paranheiras
- Palácio de Vidago
- Vila Pouca de Aguiar
- Castelo de Pena de Aguiar
- Vilarinho de Samardã
- Santa Marta de Penaguião
- São Miguel de Lobrigos
- Miradouro de São Pedro
Onde dormir?
Nesta primeira etapa, na qual você irá fazer apenas 90 quilômetros, mas ficará super cansado, eu recomendo o Imperio Hotel. Este hotel está localizado muito perto do centro de Peso da Régua, ao lado do rio Douro, tornando-o perfeito para jantar fora e dar um passeio antes de dormir.
Peso da régua – Tondela
Nesta segunda etapa da nossa rota na N2 há menos paradas, mas as paisagens são lindas.
Além disso, nesta fase você pode visitar duas das cidades mais importantes da Estrada Nacional 2: Lamego, com seu belo santuário, e Viseu, com suas igrejas e sua arte urbana.
Aqui estão alguns dos locais que você pode conhecer durante esse trajeto:
- Lamego
- Ribolhos
- Termas do Carvalhal
- Viseu
- Tondela
Onde dormir?
Para esta segunda etapa, reserve o Hotel SJ, na pequena cidade de Tondela. É um hotel lindo, com piscina e muitos serviços. Além disso, o quarto é enorme.
Tondela – Sertã
Terceira etapa da rota na N2! Nessa fase você irá percorrer 145 quilômetros que separam Tondela de Sertã.
Sem dúvida, essa é uma etapa muito interessante da viagem, pois você estará em contato com a natureza e descobrirá locais incríveis.
Aqui estão alguns dos locais que você pode conhecer durante esse trajeto:
- Santa Comba Dao
- Mortágua
- Livraria de Mondego
- Penacova
- Vila Nova de Poiares
- Aldeias do Xisto
- Ponte Filipina de Pedrógão Pequeno
- Sertã
Onde dormir?
Nesta terceira etapa da rota na N2, eu recomendo o Larverde Hotel, na cidade de Sertã, um hotel administrado por uma avó amigável que te trata com o maior luxo. É um hotel simples, mas o suficiente.
Sertã – Ferreira do Alentejo
Penúltima etapa da rota na N2. E este é o estágio mais longo de todos. Além disso, nesta área, a estrada se torna muito mais larga e muito mais reta do que nas seções anteriores.
O mais curioso dessa parte da Estrada Nacional 2 é que assim que você atravessa o rio Tejo, a paisagem muda completamente.
Aqui estão alguns dos locais que você pode conhecer durante esse trajeto:
- Sardoal
- Abrantes
- Ponte de Sor
- Albufeira de Montargil
- Montargil
- Montemor O Novo
- Cromeleque des Almendres
- Alcaçovas
- Ferreira do Alentejo
Onde dormir?
Nesta quarta etapa, eu recomendo o Monte Chalaça. Monte Chalaça é um alojamento rural no qual eles têm uma pequena fazenda com cães, cavalos, porcos, gansos e muitos outros animais. Certamente muito divertido!
Ferreira do Alentejo – Faro
E a viagem chega ao fim! Durante este último trecho da nossa rota na N2, você irá desfrutar muito mais da estrada do que dos pontos de interesse (porque a realidade é que não há muitos).
Nesta área, exceto quando você entra na região do Algarve, a estrada é praticamente reta o tempo todo e a paisagem é muito mais seca.
E 739 quilômetros depois… você irá chegar em Faro! É uma pena que não haja uma placa de fim de rota para celebrá-la.
Aqui estão alguns dos locais que você pode conhecer durante esse trajeto:
- Ervidel
- Barragem roxo
- Aljustrel
- Castro Verde
- Almodóvar
- Caldeirao Miradour
- Barranco do Velho
- São Brás de Alportel
- Faro
Onde dormir?
Eu recomendo dormir em Lagos, no Belo Horizonte Hotel. O hotel é bastante antigo e negligenciado, mas é a opção mais barata encontrada na área.
Conclusão
Uma das atrações mais importantes de fazer a rota na Estrada Nacional 2 é completar seu passaporte com os carimbos de cada cidade.
Para obter o passaporte, basta ir ao posto de turismo de Chaves e dizer que está começando a rota na N2. Lá eles o darão gentilmente e explicarão os primeiros passos da estrada pela Estrada Nacional 2.
Ao selar seu passaporte, você deve ter em mente que existem alguns estabelecimentos que fecham cedo, que há cidades onde os lugares onde ele pode ser carimbado são limitados, etc.
Por isso, não fique frustrado caso não consiga completar o seu.
Gostou de saber mais sobre a Estrada Nacional 2? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Excelente matéria, muito explicativa, com dicas incríveis. Sou do Brasil e espero poder fazer cada pedacinho dessa fantástica rota.