Como evidenciado por seus monumentos neolíticos e seu templo romano, que também é o único templo em Portugal, Évora tem um passado rico.
A cidade foi fundada pelos romanos e fortificada pelos mouros antes de se tornar a residência dos reis portugueses no século XV.
Hoje cercada por vários monumentos históricos e uma dúzia de igrejas, pode-se dizer que Évora é um verdadeiro museu ao ar livre. Sua catedral oferece vistas deslumbrantes da cidade, enquanto a Igreja de São Francisco ainda impressiona os visitantes com sua sinistra capela de ossos.
Classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986, o centro histórico reúne a maioria das atrações turísticas da cidade.
Embora seja bem possível visitar todos esses monumentos em um único dia, aconselho que você aguarde alguns dias extras para explorar o resto da região alentejana.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Évora, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Manhã: o que visitar em Évora?
Aconselho que você comece com uma visita às principais atrações turísticas da cidade. Esta é cheia de muitas igrejas, mas se você quiser visitar apenas uma, vá à de São Francisco para se surpreender com sua capela de ossos.
Em seguida, siga para o centro histórico para descobrir o templo romano de Évora.
Você também pode explorar outras atrações turísticas próximas, como o Jardim Diana ou a Universidade de Évora, uma das universidades mais antigas de Portugal.
Como você estará na capital do Alentejo, não se esqueça de almoçar em um dos restaurantes da cidade para saborear especialidades regionais.
Abaixo está uma lista de lugares para visitar em Évora:
Visite a capela dos ossos
Localizado dentro da igreja de São Francisco, tem paredes inteiras alinhadas com ossos e crânios humanos. Esses restos pertenciam a monges franciscanos e foram encontrados em criptas e cemitérios próximos no século XVI.
Antes de entrar na capela, você pode ler a seguinte inscrição: “Nos ossos que aqui estamos, pelos seus esperamos” que literalmente significa “Nós, os ossos que estão neste lugar, esperamos pelo seu! “. Essa pequena frase está aí para nos lembrar que a vida infelizmente não é eterna.
Como os pilares ilustram, esses ossos não são apenas empilhados um em cima do outro, mas formam padrões um pouco interessantes.
O quarto é muito mal iluminado, o que torna o ambiente ainda mais sombrio.
Empurre as portas da Catedral de Évora
Indo em direção ao centro histórico, você não pode perder a Catedral de Évora e suas torres coroadas de flechas cônicas. De longe, parece tão grande que quase pode ser confundido com uma fortaleza.
Embora tenha sido construído no século XIII, levou muitos anos para completá-la, e é por isso que agora exibe uma mistura de estilos arquitetônicos, que vão do românico ao gótico.
Todo o edifício está aberto aos visitantes, incluindo capelas barrocas e claustros góticos. Recomendo ir ao telhado para desfrutar do terraço com vista para a cidade.
Se você tiver tempo, também poderá descobrir o tesouro da catedral que contém objetos religiosos raros em ouro e prata.
Admire o templo romano de Évora
As ruínas romanas estão espalhadas por toda a cidade de Évora, mas o templo romano permanece, sem sombra de dúvida, a atração turística mais famosa.
Construído por volta do século I a.C., é uma das estruturas romanas mais bem preservadas da Península Ibérica. Alguns dizem que o templo foi dedicado à deusa Diana, mas nenhum elemento pode realmente provar isso.
Embora possa parecer estranho, o templo nem sempre foi tão notável quanto é hoje. Durante séculos, foi escondido em uma fortaleza e não foi restaurado até a década de 1870.
É provavelmente por isso que está em tão bom estado hoje. Assim, você não poderá sair de Évora sem contemplar este magnífico monumento histórico.
Dê um passeio no centro histórico
Depois de contemplar o templo romano de todos os ângulos, passe pelo centro histórico. Existe muita tranquilidade no Jardim Diana, um pequeno espaço verde localizado ao lado do templo. O jardim tem alguns bancos e um quiosque onde você pode tomar um café.
Em seguida, visite o Palácio Cadaval, uma das muitas casas nobres que cercam a cidade de Évora. Desde o século XIV, o palácio é a residência dos Duques de Cadaval.
Embora seja de propriedade privada, alguns quartos são abertos ao público e apresentam objetos raros, como porcelana e móveis antigos. No entanto, eu recomendo muito ir à capela privada. No interior, é possível admirar paredes cobertas de belos mosaicos = portugueses.
Então vá até a Universidade de Évora. Datada do século XVI, é uma das universidades mais antigas de Portugal, atrás da de Coimbra.
Seu edifício mais notável é o Colégio do Espírito Santo, que tem uma magnífica fachada e claustros que levam a um pátio tranquilo. Se você tiver a oportunidade, não se esqueça de ir à biblioteca e admirar as magníficas pinturas que adornam seu teto.
Tarde: o que visitar em Évora?
Depois de verificar as principais atrações turísticas de Évora na sua lista de locais para visitar, você pode desfrutar de outras atividades nas proximidades.
Portugal é um dos maiores exportadores de cortiça, e uma de suas florestas de carvalhos fica a poucos quilômetros de Évora.
Na cidade, muitas lojas de souvenirs vendem vários itens de cortiça, mas se você quiser saber mais sobre este material, sugiro visitar a fábrica de Évora.
Depois disso, você pode aproveitar o Alentejo, uma das melhores regiões vinícolas do país, para dar um passeio em seus vinhedos.
Participe de uma visita a uma fábrica de cortiça
Sabendo que Portugal é um dos principais produtores de cortiça do mundo, você deve estar curioso para saber como era uma fábrica de cortiça. Dessa forma, você pode visitar a Cortiçarte.
Durante sua visita, você irá reconhecer os diferentes níveis de qualidade da cortiça e o processo de colheita. Acontece que são necessárias cerca de três colheitas para produzir boa rolha, mas pode levar até cinquenta anos para ser de excelente qualidade!
Quando você ouve a palavra “cortiça”, você imediatamente pensa nas rolhas das garrafas de vinho. No entanto, você ficará surpreso ao descobrir quantos outros itens são feitos com esse material, sejam móveis ou até mesmo roupas.
Visite as adegas de Évora
Existem dois vinhedos perto de Évora: a Adega Cartuxa e a Dona Dorinda. Ambos oferecem visitas guiadas e degustações de vinhos.
Além dessa bebida alcoólica, Cartuxa produz azeite. As oliveiras ocupam uma área de cerca de 400 hectares e incluem várias variedades de azeitonas, como a azeitona Galega e a azeitona Cordovil. No final da visita, você pode provar seu excelente azeite.
Se você gosta de um vinho ou azeite em particular, pode comprar as garrafas diretamente na fazenda.
Viaje pelo circuito megalítico
Muito antes da chegada dos romanos, Évora era uma pequena aldeia neolítica. Restos desse período ainda são visíveis hoje em um circuito na periferia da cidade.
Dois monumentos merecem uma visita especial: o Cromeleque dos Almendres e o Anta Grande do Zambujeiro. A primeira reúne 95 pedras erguidas, tornando-se uma das maiores coleções da Europa. Se você olhar mais de perto, também verá algumas esculturas geométricas.
Gostou de saber mais sobre o que visitar em Évora? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!