A Ilha da Madeira está localizada no Oceano Atlântico, a 700 quilômetros da costa marroquina. De origem vulcânica, goza de um clima subtropical, muito ameno durante todo o ano. Visitar a Ilha da Madeira é uma escolha interessante para quem procura um destino exótico e próximo da Europa.
A Ilha da Madeira é o lar de belos tesouros naturais. Entre a descoberta de impressionantes falésias, cachoeiras escondidas, vales verdes, florestas exuberantemente vegetadas, jardins com vista para o mar, piscinas naturais e pequenas aldeias pitorescas… É impossível ficar entediado.
Se você gosta de natureza, caminhadas e paisagens de tirar o fôlego, ficará encantado com a Madeira, a ilha portuguesa. Você sabia que a Madeira foi eleita em 2019, a ilha mais bonita da Europa de acordo com o ranking do World Travel Awards?
Para ajudar você a entender mais sobre os motivos para visitar a Ilha da Madeira, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
10 principais razões para visitar a ilha da Madeira
Embora faça parte de Portugal, a Ilha da Madeira está mais próxima da África do que da Europa. Há apenas 2 horas de Portugal (há vários voos comerciais), esta impressionante ilha subtropical é frequentemente comparada ao Havaí por suas paisagens vulcânicas, costa e maravilhas botânicas.
Abaixo, eu destaquei nove razões para visitar a Ilha da Madeira, incluindo paisagens deslumbrantes e piscinas de lava natural.
Paisagem
A paisagem vulcânica da Madeira é muito montanhosa e tem o penhasco mais alto da Europa, com o Cabo Girao, de 580 metros de altura!
A “Skywalk” feita de vidro permite vistas únicas de alta altitude. Ao longo das costas, levam-se estradas serpentinas estreitas, que muitas vezes são alinhadas com pequenas cachoeiras.
Além disso, vias expressas e túneis estão sendo construídos diligentemente para ir de A a B mais rápido. Mas vale a pena explorar as serpentinas de carro. Porque só assim você pode encontrar as pequenas aldeias e vinícolas, plantações de banana e cana-de-açúcar.
Flora fantástica na Madeira
É verde em toda parte da Madeira, especialmente na primavera. A “Ilha das Flores” então faz jus ao seu nome. Graças à flora extremamente exuberante, a Madeira dá a impressão de que você está na selva.
Muitas espécies animais e vegetais são endêmicas, por isso só ocorrem aqui. Em vários jardins botânicos, como o Palácio do Jardim do Monte, nas encostas montanhosas da capital Funchal, a diversidade exótica pode ser vista concentrada.
A única Laurisilva – a floresta de louros na Madeira – é até Patrimônio Mundial da UNESCO e cobre até 20% da área da ilha, com 150 quilômetros quadrados. Os turistas também podem comprar plantas com raiz de forma barata e plantá-las em casa.
Lugares bonitos e aldeias pitorescas na Madeira
Uma dica especial de viagem na Madeira é visitar os muitos lugares pitorescos da ilha: a pequena vila de Santana encanta com suas tradicionais casas de palha.
Em Santo da Serra, os hóspedes podem visitar os mercados de agricultores originais e, em Porto Moniz, muitas piscinas naturais convidam você a nadar. Vale muito a pena conhecer também as cavernas de São Vicente, para as quais você deve reservar uma visita guiada.
Férias baratas
Os custos cobrados na Madeira são realmente justos. Nas áreas turísticas, os preços da gastronomia estão em um nível “normal”, talvez até um pouco mais barato. Mas se você for a restaurantes locais dos moradores locais, será muito barato!
Um café expresso já está disponível por cerca de 80 cêntimos, é possível comer atum grelhado na hora por cerca de dez euros. Você geralmente pode escolher entre muito peixe fresco e carne grelhada.
As especialidades culinárias incluem o peixe, castanhas e o delicioso vinho Madeira. Especialmente no Funchal, existem alguns restaurantes muito bons, por exemplo, a “Taberna da Esquina” ou a “Armazém do Sal”.
Uma ilha cheia de festivais
Os cerca de 250.000 madeirenses gostam de celebrar extensivamente. O conhecido festival de flores apenas em abril é um ímã para milhares de visitantes. Mas isso não é tudo, porque festivais são realizados na ilha durante todo o ano.
Do carnaval ao festival de jazz na primeira semana de julho e ao festival de vinhos em setembro, há algo para todos os gostos. Mas o Natal e a véspera de Ano Novo são literalmente uma explosão!
As iluminações de Natal, que são acompanhadas por muitos eventos culturais, já começam em novembro. No dia 23 Em dezembro, o mercado dos Lavradores, no Funchal, torna-se o ponto de encontro para moradores e turistas que comemoram juntos e cantam canções de Natal aqui.
Os fogos de artifício da véspera de Ano Novo coroam o final do ano. É considerado um dos mais espetaculares do mundo e faz o céu brilhar sobre a Madeira.
Surfe, golfe, mergulho e muito mais: férias ativas na Madeira
Devido às temperaturas amenas, umas férias na Madeira são ideais para atividades como caminhadas, escaladas, mountain bike ou golfe.
Excursões para observação de pássaros, golfinhos e baleias também são populares. Até mesmo nadar com baleias é possível! Pessoas aventureiras fazem passeios de parapente, quadriciclo e jipe ou mergulho.
Clima moderado da Madeira
O clima também é um dos nossos dez melhores. O clima ameno durante todo o ano torna a ilha o destino ideal em todas as estações. Não fica muito quente no verão e não muito frio no inverno.
Chuvas sempre podem estar lá, especialmente no inverno, o que, por sua vez, beneficia o fantástico mundo das plantas. Mas geralmente chove apenas brevemente, rapidamente o vento do Atlântico sopra as nuvens novamente. A umidade é agradável durante todo o ano.
Férias seguras na Madeira apesar de Corona
É precisamente o tema da segurança que torna a Madeira particularmente interessante. Porque a ilha tem uma das menores taxas de criminalidade da Europa. Além disso, é até um dos destinos mais seguros do mundo.
E mesmo em tempos de Corona, a ilha toma muitas medidas exemplares em termos de precauções de higiene e segurança, para que turistas de todo o mundo possam passar umas férias agradáveis e livres de vírus.
Os belos hotéis de luxo na Madeira
A Madeira não só tem clima agradável e uma paisagem encantadora para oferecer, mas também o alojamento na ilha é salpicado de inúmeros destaques de hotéis, também na área de luxo. Em geral, recomendo cerca de oito dias como estadia ideal, de preferência com mudança de hotel.
Recomendo é o Savoy Saccharum Resort & Spa, que é um hotel relaxante e ponto de partida para passeios de barco e explorações no interior. Ele está localizado diretamente no mar, e é por isso que os hóspedes às vezes desfrutam de vistas magníficas do Oceano Atlântico a partir dos quartos.
Gostou de saber mais sobre os motivos para visitar a Ilha da Madeira? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!