Por causa da Covid-19, alguns destinos europeus são considerados mais seguros do que outros, do ponto de vista da saúde. Um ranking recente estabeleceu a lista dos dez destinos preferidos para passar férias de verão nas melhores condições de segurança possíveis, apesar da pandemia. Portugal contém muitas cidades que valem a pena serem visitadas.
Muitos países da Europa reabriram suas fronteiras para as férias de verão. De todos os destinos possíveis, alguns são considerados mais seguros do que outros em relação à pandemia de Covid-19.
O Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) estabeleceu um ranking, assumido pela revista americana Forbes.
Entre os critérios utilizados para essa classificação estão o número de casos de Covid-19 nesses destinos, a proximidade dos hospitais, o número de leitos hospitalares per capita e os protocolos implementados em relação à higiene em acomodações, hotéis ou lojas.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os países mais seguros do mundo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
10 destinos mais seguros do mundo para visitar
Sibiu, Romênia
Localizada a noroeste da capital romena Bucareste, Sibiu é uma cidade com um passado rico. Seu centro histórico tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004.
Capital Europeia da Cultura em 2007, Região Europeia da Gastronomia em 2019, Sibiu foi até reconhecida entre os melhores destinos turísticos da Europa pelo BERD. Gastronomia, história, arquitetura… A cidade, que tem muito a oferecer, tornou-se muito turística ao longo do tempo.
Algarve, Portugal
A região mais ao sul de Portugal oferece paisagens esplêndidas. Caminhadas pela trilha dos Sete Vales Suspensos, vista deslumbrante do Cabo de São Vicente e pausa gastronômica para saborear um prato delicioso local…
Com mais de 25 resorts à beira-mar, na região do Algarve não faltam recursos para incentivar os turistas a retornar este ano, especialmente porque a Covid-19 foi muito menos mortal no país do que em outros lugares.
Pequeno canto para descobrir no Algarve: a famosa caverna de Benagil, famosa por seu “olho” aberto ao céu, formada pela erosão.
Zagreb, Croácia
Localizada em duas colinas, a capital croata tem uma empolgante riqueza cultural e histórica, que seduzirá os visitantes.
Seu funicular, o menor do mundo com apenas 66 metros de comprimento, dá acesso à torre Lotrščak, que oferece do seu cume um esplêndido panorama da cidade.
Batumi, Geórgia
Vá a um resort à beira-mar na cidade portuária de Batumi, localizada no Mar Negro. Gastronomia georgiana, cachoeiras, cavernas, Vale do Chorokhi, grande avenida… Nessa cidade não faltam atividades para toda a família.
Alentejo, Portugal
Restos romanos, arte megalítica, cidades fortificadas: a região alentejana de Portugal tem várias cidades com um lado muito romântico, como Castelo de Vide, ou Marvão, outra cidade fortificada.
Ao longo da costa, a paisagem será mais seca no sul da região, incluindo Estremoz, conhecida por suas pedreiras de mármore.
Préveza, Grécia
Conhecida por suas praias paradisíacas e arquitetura grega, a cidade marítima de Préveza é um dos destinos mais seguros para este verão.
Os turistas podem relaxar nas praias à beira-mar ou experimentar caminhadas perto dos desfiladeiros de Acheron, um pouco mais selvagens, mas igualmente agradáveis.
Para o lado cultural, encontramos em particular o Museu de Nicópolis, testemunha dos achados arqueológicos da antiga cidade de Nicópolis.
Açores, Portugal
Portugal é realmente um destino de escolha. Desta vez, siga para o arquipélago localizado no Atlântico, os Açores, cujas ilhas oferecem paisagens espetaculares.
Pastos verdes, vilas de pescadores, lagos de São Miguel, plantação de chá, Monte Pico, vinhedos protegidos por blocos de rocha… Um destino ideal para passar uma estadia no meio da natureza.
Cavtat, Croácia
Localizada a noroeste de Dubrovnik, a cidade croata de Cavtat oferece belas costas e praias. Você pode praticar mergulho e até descobrir os restos afundados da colônia de Epidauro, o nome grego de Cavtat antes da conquista romana.
Na terra, vestígios em estilo renascentista, gótico ou medieval… Há algo para todos.
Corfu, Grécia
A ilha de Corfu, no noroeste do Mar Jônico, é a base ideal para desfrutar da montanha e do mar. Com suas encostas íngremes e inúmeros resorts à beira-mar, Corfu também tem uma rica cultura, com a cidade velha, a Igreja de Saint-Spiridon ou o Museu de Arte Asiática.
Tbilisi, Geórgia
A capital georgiana foi designada neste ranking como a cidade mais segura para sair de férias neste verão na Europa.
Tbilisi foi palco de confrontos persas e russos e voltamos no tempo ao seu rico passado histórico na cidade velha de paralelepípedos.
A arquitetura é incrível: edifícios típicos da União Soviética, edifícios medievais e arte moderna, uma mistura que surpreende. Por exemplo, você pode ver molduras e estátuas de mármore ao lado de construções de vidro que se iluminam à noite.
Portugal entre os destinos mais seguros do mundo
Apesar de um ano negro para o setor turístico português, ele se destaca mais uma vez. Portugal é de fato recompensado com o prêmio de “Melhor Destino Europeu” pelo quarto ano consecutivo. O Algarve está mais uma vez se tornando o melhor destino de praia da Europa.
Concedidos pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), estes prémios permitem que Portugal seja reconhecido como um destino seguro e renomado no mundo pós-covid19.
Entre a longa lista de prêmios, Portugal ganhou 21, incluindo a cidade do Porto, com o prêmio de melhor destino “City Break” da Europa, e Lisboa eleita o melhor destino de cruzeiro europeu.
O Algarve tornou-se mais uma vez o melhor destino de praia da Europa e os Açores foram distinguidos como o melhor destino de turismo de aventura.
Profissionais e funcionários do setor de turismo português estão felizes. “É com particular orgulho que recebemos este prémio, neste ano atípico”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num comunicado emitido pelo Ministério da Economia e Transição Digital.
O Secretário de Estado do Turismo de Portugal acrescentou: “Esta é mais uma prova da confiança internacional no nosso destino e um reconhecimento de que os atributos de Portugal permanecem intactos e prontos para serem descobertos por todos aqueles que desejam nos visitar, sempre respeitando as regras definidas pelas autoridades”.
Para Rita Marques, “saúde, proteção e confiança são sinônimos inegáveis da oferta turística nacional”.
Conclusão
Se você está pensando em viajar para Portugal, saiba que é o terceiro país mais seguro do mundo e da Europa.
Graças a um clima espetacular, sua gastronomia e hospitalidade, Portugal também é um dos países mais seguros para desfrutar da sua próxima viagem.
Desde 2016, o país está neste ranking, composto por mais de 160 países, entre as cinco melhores posições, alcançando a terceira em 2017 e 2019.
Agora, nesse ano tão difícil que estamos vivendo por causa da COVID, Portugal continua sendo um país seguro para viajar, mas não apenas, ele é destaque em saúde e, portanto, se você está buscando um bom destino para 2021 e 2022, esse certamente é o país de escolha.
Como você viu, existem várias cidades que estão no ranking.
Gostou de saber mais sobre Portugal entre os destinos mais seguros do mundo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!