Em 22 de novembro, José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Meio Ambiente, anunciou que 5 em cada 100 carros vendidos em Portugal são elétricos. De fato, os carros elétricos em Portugal estão se tornando populares.
Para ajudar você a entender mais sobre os carros elétricos em Portugal, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Informações sobre carros elétricos em Portugal
Portugal quer se tornar uma das referências do carro elétrico na Europa nos próximos anos. Seus Orçamentos Gerais do Estado já têm incentivos para sua compra e as vendas estão disparando: somente em 2018 foi vendido mais do que em todos os anos anteriores.
Tanto os carros elétricos quanto os plug-in estão isentos do imposto de registro, além disso, o Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) é dedutível, portanto, um benefício fiscal adicional é gerado.
Portugal também tem uma reserva significativa de lítio (60.000 das 16 milhões de toneladas métricas no mundo) e essa é a principal atração do país português, para ser fornecedor de uma das matérias-primas mais importantes para baterias de nova geração.
O Governo Português recebeu em 2018 mais de 40 pedidos de empresas e investidores estrangeiros para apresentar seus projetos e liderar, juntamente com países como a Alemanha, a produção das unidades de carregamento com as quais os futuros modelos serão fabricados na Europa.

A diferença com países vizinhos é enorme
Durante 2020, a Tesla vendeu um total de 1.465 carros na Espanha, o que significou uma queda de 28,5% em comparação com as 2.050 unidades entregues em 2019.
No entanto, é impressionante a proximidade destes números com os de Portugal, onde a marca californiana deslocou 1.413 carros elétricos, com uma queda de 28,6% face às 1.979 unidades registadas em 2019.
Isso é especialmente impressionante se considerarmos que o mercado espanhol é 5,8 vezes maior do que o português: enquanto em 2020 cerca de 851.211 carros foram vendidos no país, Portugal ficou em 145.417. No entanto, essa diferença não se reflete nas vendas de carros elétricos.
Em 2020, foram entregues 7.876 carros elétricos em Portugal, atingindo uma quota de mercado de 5,4%. No total, na Espanha, 17.925 veículos desse tipo foram registrados, atingindo uma participação de apenas 2,11%, o que mostra que sua penetração no país vizinho excede em muito a alcançada na Espanha.

Peugeot E-2008 é o veículo elétrico mais vendido em Portugal
Com uma participação de mercado de 21%, a Peugeot foi a marca líder no segmento de veículos elétricos em Portugal em janeiro desse ano. De um total de 413 veículos 100% elétricos vendidos no primeiro mês do ano, 87 eram Peugeots.
Uma das grandes estrelas dessa realização foi o e-2008. Disponível no mercado nacional desde junho do ano passado, foi no início de 2021 que o modelo conseguiu chamar a atenção dos motoristas, tendo sido até o carro elétrico mais vendido: 60 unidades, ou 15% do total de vendas desse tipo de veículo.
Gostou de saber mais sobre os carros elétricos em Portugal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você